Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

28 junho 2011

As tênias ou solitárias

A tênia, ou solitária, é um platelminto parasita que passa parte de seu ciclo de vida no intestino delgado humano e provoca uma doença chamada teníase.


A maioria mede entre 3 e 8 metros de comprimento e tem a aparência de uma longa fita.
A tênia é formada por uma cabeça, ou escólex, com ventosas (órgãos que fixam por sucção o parasita no intestino), e um grande número de anéis corporais chamados proglotes ou proglótides.


No escólex, da tênia do boi (Taenia saginata) existem apenas ventosas; na tênia do porco (Taenia solium), além de ventosas, há ganchos que fixam o parasita no intestino delgado.

As tênias são hermafroditas, como as planárias. Cada proglótide (anel) do seu corpo possui útero, testículos, ovários e outros órgãos dos sistemas reprodutores masculino e feminino. A diferença é que a planária precisa de um parceiro para a reprodução. Já a tênia fecunda a si própria (autofecundação) dobrando o corpo e unindo dois anéis para trocar espermatozóides.

Após a fecundação, os anéis maduros, isto é, cheios de ovos, se desprendem do corpo do verme e saem com as fezes do hospedeiro.

Hospedeiros e Espécies

Há  diversas espécies de Tênias que se abrigam em hospedeiros diferentes de acordo com sua espécie.  Alguns hospedeiros são organismos que abrigam outro organismo vivo em seu interior, como os vermes, ou ainda piolhos, sobre si.
Os hospedeiros podem:  ser intermediários ou definitivos.
No caso da Tênia, os hospedeiros intermediários mais comuns são o porco, os peixes e o gado, já o homem é o hospedeiro definitivo de quatro espécies diferentes de Tênia, a Taenia saginata que se hospeda no intestino do boi, a Taenia solium que se hospeda no intestino do porco.


Um comentário:

  1. gente eu tenho a tenia a algum tempo não sei como me tratar estou com medo por favor alguem me ajude. olha meu email ai: ninhosilva87@hotmail.com

    ResponderExcluir