Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

28 junho 2011

Provoca Doenças

Especialmente através da carne de porco e de gado mal passada o homem pode se infectar com as duas espécies de Tênia, a Taenia solium e a Taenia saginata, que podem causar a cistivercose e a teníases, doenças que podem ser difíceis de eliminar, pois os vermífugos provocam cólicas e podem eliminar parte do corpo das tênias, mas elas se autoreproduzem rapidamente através da cabeça que é firmemente presa na mucosa intestinal.



Os exames laboratoriais são a forma de se descobrir se o ser humano tem uma solitária dentro de si, e a melhor forma de prevenir é a higiene cuidadosa consigo e com os alimentos a serem ingeridos, fervendo muito bem carnes, tomando água fervida ou filtrada e lavando muito bem as verduras e frutas a serem comidas cruas.




Se não existirem instalações sanitárias adequadas (rede de esgotos ou fossa) no local de eliminação das fezes) no local da eliminação das fezes, os ovos podem contaminar a água e os vegetais. Se forem ingeridos por um porco ou boi, dos ovos saem larvas que se instalam nos músculos do animal (o boi, no caso da Taenia saginata, ou o porco, no caso da Taenia solium).
Instaladas nos músculos (a carne do hospedeiro), as larvas se transformam em pequenas bolsas cheias de líquido, chamadas cisticercos.

Os cisticercos parecem pequenas esferas brancas; são, por isso, popularmente chamados de “canjiquinhas”. No interior do cisticerco encontra-se o futuro escólex da tênia.
Quando uma pessoa come carne contaminada, crua ou mal cozida (o cozimento destrói o cisticerco), a larva atinge seu intestino delgado, onde se desenvolve. Ás vezes não há sintomas; outras vezes a pessoa sente dor no abdome e fraqueza, além de apresentar perda de peso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário