Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

28 junho 2011

O ancilóstomo e o necátor



A ancilostomíase (ou amarelão) pode ser causada por duas espécies de nematoides. São dois nematoides muito semelhantes, que medem entre 8 e 18 mm de comprimento. O verme se fixa na parede do intestino delgado com estruturas parecidas com dentes ou lâminas cortantes que têm uma boca. Perfurando a parede intestinal, ele chega nos vasos sanguíneos e se alimenta do sangue do indivíduo.



A perda de sangue faz o doente ficar anêmico, com a pele muito pálida. A anemia provoca cansaço, fraqueza, tontura, desânimo e dores musculares.


À medida que a anemia piora, surge falta de ar e deficiências na circulação e no funcionamento do coração, que podem levar à morte.
O seu diagnóstico é feito pela presença de ovos nas fezes do doente, além dos medicamentos que combatem o verme, são indicados outros para repor o ferro perdido com o sangue e também tem que se ter uma boa alimentação.



O BICHO-GEOGRÁFICO
Algumas espécies de nematóides parasitas de cães e gatos produzem larvas que podem penetrar na epiderme humana. nesse caso surge a doença conhecida como bicho das praias. Como o ser humano não é o hospedeiro adequado para o parasita, as larvas não conseguem penetrar na corrente sanguínea e permanecem na pele, onde se deslocam abrindo túneis.
As larvas são geralmente encontradas em praias poluídas pelas fezes de cães e gatos. Por isso esses locais são os mais comuns de contaminação.


8 comentários: