Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

09 setembro 2011

Curiosidades: Sistema cardiovascular das Aves

Sistema cardiovascular das Aves

      No sistema cardiovascular das aves, bem como nos mamíferos, o coração impulsiona o sangue através dos vasos sanguíneos e um padrão circulatório. O coração, nas aves, é proporcionalmente maior em tamanho, bate mais rápido e bombeia uma maior quantidade de sangue por unidade de tempo, quando comparado com mamíferos de peso semelhante.

      Já o sangue funciona como  meio de transporte dos substratos necessários para o metabolismo de cada célula do organismo, bem como carreia produtos do catabolismo para serem eliminados. O sangue também transporta hormônios e ajuda a regular a temperatura corporal. O coração das aves é localizado no tórax, com pequeno desvio à esquerda da linha mediana.

       A freqüência cardíaca (batimentos/minutos) varia de 250 a 550 batimentos/minuto, em função das condições que a ave é submetida.O coração é uma bomba mecânica que impulsiona o sangue através dos vasos sanguíneos. Essa bomba trabalha em ciclo, primeiro enchendo-se de sangue e, então esvaziando-se. Porém, cada contração cardíaca é iniciada por um potencial de ação elétrico no interior das células musculares cardíacas.

       Quando da excitação cardíaca, ocorre despolarização das células e conseqüente contração muscular (sístole). A seguir ocorre a repolarização  com relaxamento muscular (diástole), essas atividades podem ser registradas o compõem o chamado eletrocardiograma.

        O sistema circulatório das aves, bem como dos mamíferos, é um sistema fechado, ou seja, o sistema arteriovenoso/coração possui um volume de sangue que é fixo, representando aproximadamente 7% do peso corporal do animal. Esse fato implica que caso haja necessidade de maior demanda no tecido periférico , o trabalho do coração tem de aumentar, a fim de que o sangue passe um número maior de vezes pelo pulmão para oxigenação, pois não existe a possibilidade de aumento agudo no volume sanguíneo para atender a maior demanda tecidual de oxigênio. Várias são as ocasiões que o volume cardíaco tem de aumentar para atender as necessidades do animal, por exemplo: durante a fase rápida de crescimento, rações excessivamente energéticas, estresse pelo calor.


Coração= 4 câmaras separadas = 2 átrios(ou aurículas) + 2ventrículos.
Os glóbulos vermelhos são ovais e nucleados.
O arco aórtico é único e projetado para a direita.
O coração é assimétrico, sendo o lado esquerdo cerca de 3 vezes maior.

      Circulação dupla:02 veias cavas anteriores + 01 veia cava posterior →aurícula direita →ventrículo direito →artéria pulmonar →pulmões →veia pulmonar →aurícula esquerda →ventrículo esquerdo →arco aórtico direito →artérias: carótida (pescoço e cabeça) + branquial (asa) + peitoral (músculos do vôo) + aorta dorsal (órgãos internos) →veias cavas.

        As duas cavas anteriores coletam o sangue da parte anterior da ave.
Uma única veia cava posterior é formada por duas grandes veias ilíacas que drenam o sangue das patas posteriores e do corpo.

7 comentários:

  1. muito legal ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. gostei dos peixinhos tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk acho os peixinhos fofos tbm... *-*

      Excluir
    2. eu achei que vc ai postar sobre o sistema cardiovascular humano pq tenho uma pesquisa sobre o sistema cardiovascular HUMANO

      Excluir
  3. vlw Esther ajudou tipo assim pra caramba !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir